Qual a linguagem mais importante para sua carreira?

A versão original deste artigo foi publicada no meu antigo blog, em junho de 2010.

Java? JavaScript/TypeScript? C#? C, C++? Elixir? Rust? Um bom desenvolvedor domina pelo menos uma linguagem, e está de olho em outra, no mínimo. Em certo momento, todos nós já nos perguntamos: será que eu não estaria perdendo meu tempo e esforço com a linguagem X? E se eu partisse para a linguagem Y? Isso desagua, inevitavelmente, na pergunta que intitula este artigo.

Talvez eu os desaponte, mas ouso afirmar que a linguagem mais importante, nos planos profissional e pessoal, é – pasmem! – a língua portuguesa. A inculta, bela e esfarrapada última flor do Lácio. Nem a língua inglesa, cuja fluência é exigida em 11 em cada 10 cargos, de quaisquer áreas, é capaz de lhe sombrear a importância.

Quantas vezes já não pedimos para alguém nos fazer um favor, e ouvimos como resposta: “Tudo bem. Eu se viro!” No que compete a mim opinar, creio que de nada adianta saber todos os meandros e melindres de uma linguagem de programação (para web, por exemplo) e exibir um “Seje benvindo” na sua página pessoal. Talvez o sujeito esteja ancioso, pensando quiçá numa sertificação que ratifique sua nerdisse. Sabe terminar suas linhas de código com ponto e vírgula, mas ignora quando usar este sinal de pontuação numa frase.

Há também os equívocos de semântica. Quantas vezes já vi alguém usar o termo “assertivo” para alguém que erra pouco? “Assertivo” tem outro significado: é aquele que tem opiniões firmes (estejam elas certas ou erradas).

Em tempos de Youtube, blogs, Twitter Bluesky e afins, o desmazelo pela língua evidencia-se ainda mais. Não me refiro a eventuais erros de digitação, ou, no caso do Twitter Bluesky, de abreviações. Falo da mais pura e simples ignorância, mesmo. E, antes que me julguem, sim, também cometo erros. Procuro, contudo, me policiar e me corrigir em tempo hábil. E não maltratar ainda mais a pobre língua portuguesa que, como instrumento primário de se comunicar, merece mais consideração.

Dominar a língua materna, enfim, pode fazer de nós melhores programadores. Noam Chomsky que o diga. 🙂

Créditos da imagem em destaque: Freepik

2 comentários em “Qual a linguagem mais importante para sua carreira?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima